O AdBlue surge da urgência em reforçar a iniciativa de redução das emissões de gases prejudiciais ao meio ambiente, visando tornar os motores dos veículos a diesel mais ecologicamente limpos e amigos do ambiente.
Como um produto composto por uma solução de ureia e água, o AdBlue contribui para a redução das emissões poluentes provenientes de veículos pesados e ligeiros a diesel, equipados com um sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva). A aplicação de AdBlue® pode resultar em uma redução de até 90% das emissões prejudiciais de óxido de nitrogénio (NOx) liberadas pelo sistema de escape de um veículo a gasóleo durante o processo de combustão.
A necessidade de utilizar AdBlue® é comum na maioria dos veículos pesados a diesel (incluindo ligeiros, camiões, autocarros e veículos para transporte de passageiros), adquiridos após outubro de 2006. No caso de veículos ligeiros, o AdBlue® é utilizado apenas em automóveis comprados a partir de 2014.
O consumo de AdBlue® por parte de cada motor varia conforme diversos critérios, como o estilo de condução, a temperatura de operação do sistema e a temperatura ambiente. Em média, um veículo consome cerca de 1,5 a 2,5 litros a cada 1000 km. É importante destacar que, se o depósito de AdBlue® estiver vazio, o motor do veículo não será capaz de arrancar.